quarta-feira, 1 de julho de 2009

Histórias de Aprendizagem das (com as) TIC


O Espaço 39 correspondeu a uma ideia que surgiu no âmbito da Profissionalização em Serviço – Desenvolvimento Curricular e Didáctica Específica, da Escola Superior de Educação de Setúbal, em 2005/2006, a partir da experiência de trabalho com professores de Informática, do então Grupo 39, agora 550.
Capa do Cd-ROM - Histórias de Aprendizagem das (com as) TIC
Orgs.
Fernanda Ledesma
José Duarte
ISBN: 978-972-8507-19-0

A ideia emergiu numa altura em que o grupo enfrentava um grande desafio: deixava de ser um pequeno grupo de professores centrado na leccionação de cursos de pendor tecnológico, para se alargar a um numeroso e jovem grupo de candidatos a professores ao qual era pedido que leccionassem uma disciplina considerada de formação geral e comum a todos os alunos, na charneira entre o ensino básico e o ensino secundário: a disciplina de TIC. Uma disciplina que se pretende transversal, ao serviço da prática, dos problemas e das necessidades dos alunos, baseada em metodologias activas de participação e, em particular, capaz de se apoiar na metodologia de trabalho de projecto.

O site que se construiu (http://nonio.ese.ips.pt/espaco39), constituiu durante algum tempo um espaço de divulgação de projectos, de divulgação de ideias e de partilha e comunicação de saberes, este último aspecto, pouco conseguido.
Deste trabalho resultou esta pequena publicação constitui um testemunho de algumas dessas pequenas e grandes experiências que envolveram alunos, professores e pais e que fazem parte do património desta jovem comunidade de professores que combina o desenvolvimento curricular e o conhecimento profissional como duas dimensões indissociáveis do desenvolvimento profissional dos professores de Informática.
Esta publicação foi impressa em papel e divulgada em CD-ROM, mas também está disponível on-line aqui (http://fledesma.freehostia.com/espaco39/index.html)!

Comunicação sobre a publicação Histórias de Aprendizagem das (com as) TIC no Seminário arTICular e partilhar perspectivas.

Apresentamos uma comunicação no  Seminário arTICular 09 sobre a publicação “Histórias de Aprendizagem das (com as) TIC”, na qual falámos um pouco sobre o percurso do “espaço 39″ e sobre os artigos que integra esta publicação. a apresentação pode ser visualizada em baixo.
Apresentação publicação “Histórias de Aprendizagem das (com as) TIC”

Apresentação Aqui

domingo, 17 de maio de 2009

Ainda o Challenges 2009

Apresentei uma comunicação à qual atribui o título de “Conectando mundos numa viagem virtual” sobre o papel das TIC no projecto de dimensão internacional “Conectando Mundos” no Challenges 2009 – VI conferência Internacional de TIC na Educação que decorreu no dia 14 e 15 de Maio na Universidade do Minho, em Braga. 

 O projecto “Conectando Mundos” tem como suporte um espaço virtual, como meio facilitador da comunicação e colaboração entre os alunos de vários países da Europa, África e América do Sul.

conectandoNeste artigo apresentei uma breve reflexão sobre as possibilidades que um projecto colaborativo e de partilha, de dimensão internacional, pode fomentar nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos, de modo a que desenvolvam competências tecnológicas, temáticas e sociais.

Tentei fazer elaborar uma breve análise sobre as implicações face ao aluno em torno de quatro conceitos: comunicação, colaboração, construção e competição.
  
Incluí referências à Escola Secundária D. João II, à disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, que lecciono e que na qual dinamizei o projecto. Integrei ainda um breve enquadramento conceptual de comunidades de aprendizagem e também sobre as interacções provocadas pela integração das TIC na sala de aula.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Norte no Challenges 09

Hoje estou no Challenges – VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Universidade do Minho, como não podia deixar de ser vesti-me a rigor (fui às compras no Second Life  e lá estava vestido vermelho para cerimónias.

Vestido a Rigor
Agora é só ir para a conferência, logo pela manhã, o ponto de encontro, os  “TICossauros” resistentes, mas também os “TICteen”, aqueles que começaram as desbravar este caminho , há menos anos, mas com determinação. Quem sabe estão por também os babyTIC, onde esta semente pode germinar e “qui çá” daqui uns anos, não estão ali pelas plenárias.

Dizem por aí que o “Challenges” é a maior conferência deste género do país, no entanto parece-me que outras têm crescido no bom caminho.

Das ferramentas web 2.0 , Second Life, mobile-learning, comunidades de práticas temos por aqui de tudo um pouco.

domingo, 10 de maio de 2009

Projecto "Mundo do João" na final das Curtas Sadinas

O projecto de animação “Mundo do João desenvolvido pela Turma Profissional de Técnicos de Multimédia contínua a dar que falar. O projecto foi destacado com uma menção honrosa no âmbito do programa “Escola Alerta” 2008 e mereceu a atribuição de alguns prémios. Este ano foi submetido ao Concurso “Curtas Sadinas” promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, tendo sido uma das cinco obras de animação seleccionadas para a fase final.
Voilá cá estamos nós, no dia 9 de Maio, no Auditório José Afonso em Setúbal.
Os meus meninos, eu e a Ana Bustorff (Júri)
 Já agora fica aqui também o vídeo, pois não me canso de o ver.



A Revista elaborada no âmbito do projecto pode ser visualizada aqui!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vamos Navegar... A tua opinião sobre a Internet ?

A Internet é uma forma muito útil e rápida de obtermos informação sobre qualquer assunto.
Existem milhões de servidores na Internet, mas por vezes alguns deles são perigosos e por isso devemos ter cuidado nos sites em que entramos.
Ana Carolina e Inês Guerreiro 

Eu acho que a Internet é muito útil para o conhecimento do ser humano. Com a Internet podemos descobrir coisas que nunca tínhamos pensado e saber muitas das soluções para as dúvidas que temos.
Ana Catarina e Andreia Romão


É útil . Permite-nos aceder a várias informações, ajuda-nos a resolver duvidas e elaborar trabalhos para escola ou emprego.
Ana crespo e Andreia cordeiro

As promessas eram mais que muitas, com a Internet iria poder ligar-me ao resto do mundo, consultar milhares de bibliotecas, jogar em rede, etc... Ao fim de contar os tostões, cheguei à conclusão que a Internet até seria capaz de ajudar. Ao fim duns dias a frustração de apanhar ou com muita ou com nenhuma informação foi-me retirando o gozo de usar a Internet. Para mim um computador sem Internet é um computador “morto”.
Carina

Eu penso que a Internet foi muito importante, na vida do homem. Na Internet posso: ver imagens, procurar informações para um trabalho a desenvolver, visitar sites que não conheça, falar com os meus amigos, etc.
David e Hugo 

A Internet é um meio de pesquisa de informação e de comunicação muito rápido muito utilizado pelas pessoas hoje em dia por todo o mundo.
Cátia e Vânia

A Internet é um meio de pesquisa muito avançado e de rápido acesso, visto estar à distância de um clique. Devido a esta descoberta temos a vida facilitada.
Vanessa e Inês