terça-feira, 1 de novembro de 2011

G550 - Partilha de Boas Práticas e experiências no Grupo de Informática

G550 - Partilha de Boas Práticas e experiências no Grupo de Informática é um seminário que tem como público-alvo os professores do grupo 550(Informática) nos dias 20 e 21 de Janeiro de 2012.
Para mais informações e inscrições, podes seguir por aqui!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Certificação em TIC, uma forma de valorização dos docentes

Escrevi um artigo sobre o processo de Certificação dos Docentes em TIC, que foi publicado na revista PROFFORMA, oa qual vou colocar alguns trechos a seguir ...

Sendo que, em nosso entender, um dos maiores tesouros das escolas, senão o maior é o capital humano, neste contexto referimo-nos aos docentes. Então, o conhecimento, as qualificações, as capacidades, a energia pessoal e a aptidão para desenvolver e inovar, são elementos que conferem a cada docente e cada escola no seu conjunto características distintas. Daí que a aposta na valorização e no reconhecimento de competências através do Sistema de Formação e de Certificação de Competências TIC do PTE faça todo o sentido e deva ser olhado numa perspectiva de valorização profissional. 

Assim, quanto aos docentes propomos três estádios de distribuição relativamente à sua acção/reacção no domínio das competências em TIC. Os docentes que se (Con)formaram, os que se Formaram e os que se (Trans)formaram
Quanto aos que se (con)formaram o caminho percorrido demonstra que não basta construir um modelo e esperar que os docentes que têm necessidades de formação apareçam. Precisamos de conceder uma atenção muito especial a todos aqueles que estão mais afastados das TIC. 
Pois, apesar de todos termos dúvidas e inseguranças em determinados momentos da nossa vida profissional, também todos já sentimos o receio de perder oportunidades ou de não estar à altura dos desafios no que diz respeito às tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Muitos odeiam-nas, muitos receiam-nas, uns quantos desvalorizam-nas, outros desconfiam da sua utilização, outros tantos adoram-nas e há mesmo os que vivem deslumbrados com o seu uso no mais ínfimo pormenor do seu dia-a-dia. Talvez a dificuldade esteja em conseguir o uso equilibrado, correcto e consciente das mesmas, olhando-as como facilitadoras de práticas inovadoras e motivadoras. 
Perante estas mudanças temos os docentes que aproveitam as oportunidades para se formarem, inscrevendo-se na oferta de formação contínua na área das TIC disponível, para a fazerem face aos desafios com os quais se confrontam diariamente.

 Por fim, há os que se (trans)formam, aqueles que são autodidactas, que estão sempre abertos à mudança, que experimentam tudo o que é novo que vai surgindo no domínio das TIC.
Quando os docentes apostam no seu desenvolvimento profissional, algo muda, algo se (trans)forma.
Artigo completo aqui.




sábado, 4 de junho de 2011

Hoje terminou mais uma Formação das TIC

Hoje terminou mais uma Formação das TIC, com uma Super Turma, big, big, big, cheia de super professores(as).
Ensino as TIC com prazer, mas hoje, estava especialmente cansada, depois de uma semana em que devo ter trabalhado por duas e meia.
Este ano tive pouco tempo para fazer umas visitinhas à minha escolinha. Foi bom este momento e espero que tenha sido mutuo.
Adorei os vossos smiles e para mim eram mais do que suficientes. 
Obrigado estes momentos.
 

domingo, 22 de maio de 2011

O professor...

O Professor é a pessoa que liberta. O Mestre que descobre talentos, seduzindo e orientando seus alunos por novos horizontes.
Com sabedoria e delicadeza vê as coisas mais simples com brilho nos olhos, leva no coração a certeza que  participa da realização de sonhos. Grande e eterno carinho aos Professores, portadores do dom divino da Arte de Ensinar. E S

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Workshop do Recurso didáctico Transformando Mundos e as TIC-TAC na Educação para a Cidadania Global na Escola Secundária Manuel Cargaleiro


No dia 4 de Maio dinamizei mais um Workshop do Recurso didáctico Transformando Mundos e as TIC-TAC na Educação para a Cidadania Global na Escola Secundária ManuelCargaleiro no Fogueteiro.


Preparei um primeiro momento de apresentação, sobre as TIC e o recurso e os seu enredo e depois seguiu-se a proposta de trabalho para as docentes presentes.
Sendo a escola de 3º ciclo e ensino secundário escolhemos a história dos Super Exploradores mais direccionada para estes níveis de ensino.

Em baixo podemos consultar as grelhas dos 3 grupos de trabalho.
Salientamos uma das respostas referente ao Desafio 3- “Migrar -  Porquê, Como e Para quê?” na questão “que competências se conseguem desenvolver/abordar com a actividade?”
  • Elaboração de textos;
  • Hábitos de pesquisa;
  • Trabalho colaborativo;
  • Capacidade de argumentação;
  • Partilha de Sentimentos e Valores;
  • Iniciativa;
  • Promoção do enriquecimento mútuo;
  • Capacidade de pesquisa, análise e tratamento de informação por diversas vias (digital (Internet) e via trabalho de campo.
  • Promoção das TAC (Tecnologias da Aprendizagem e do Conhecimento).
 Quer saber mais! Então não há como ver o recurso “Transformando Mundos”.
Também pode seguir o percurso do Projecto no Blogue "Transformando Mundos" ou no Facebook  

domingo, 3 de abril de 2011

Citações

the intuitive mind is a sacred gift and the rational mind is a faithful servant. we have created a society that honours the servant and has forgotten the gift.
 
Albert Einstein

quinta-feira, 24 de março de 2011

É por aqui que estou... "REFLECTIR SOBRE A FORMAÇÃO - Perspectivas de Mudança"

É por aqui que estou... "REFLECTIR SOBRE A FORMAÇÃO - Perspectivas de Mudança" - Encontro Regional de Centros de Formação da Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da IBI Vasco da Gama em Lisboa.
Gostei bastante do que vi e ouvi.
Memórias... hoje nesta conferência, pude ainda reviver memórias, uma colega dirigiu-se a mim e disse-me "tu és a Fernanda Ledesma... aquela Coordenadora da TIC que participava nos fóruns do CRIE dos Coordenadores de TIC e tinha sempre um Planos de TIC e projectos muito dinâmicos..."
fiquei surpreendida por ainda continuar a ser "a TAL Coordenadora de TIC" e já passaram 2 anos e meio... são memórias saborosas... e de muita aprendizagem.

terça-feira, 22 de março de 2011

Nº 2 da revista PROFFORMA


O Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano (CEFOPNA), lança o nº 2 da revista PROFFORMA.
 
A revista inclui várias rubricas como:  Educar Sempre, Olhares Cruzados, Crónicas de Aprender, A Minha Escola e Entrevista. Que medeiam entre os projectos mais centralizados e a reflexão e a acção nas escolas. 

Saiba mais em: http://www.cefopna.edu.pt/revista/revista_02.htm

segunda-feira, 21 de março de 2011

"REFLECTIR SOBRE A FORMAÇÃO " - Perspectivas de Mudança

"REFLECTIR SOBRE A FORMAÇÃO " - Perspectivas de Mudança é o mote para o Encontro Regional de Centros de Formação da Área da Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo que se realiza no dia 24 de Março de 2011 na Escola B.J.I. Vasco da Gama – Lisboa

Para consultar o programa e realizar as inscrições siga por aqui! http://cfebm.com/cfebm/

Seminário iNOVAção em Educação: e-Learning a Distância


Seminários e Conferências com Terry Anderson da Universidade de Athabasca (Canadá) - Entre 28 de Março e 01 de Abril (inclusive) na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

Durante a semana decorrem vários seminários e conferências das 17h às 20 h abertas a todos os interessados nas seguintes temáticas:

28-03 Publishing in Distance Education and Educational Technology: trends, topics,  journal, ratings, plagiarism, logistics and open  source.
29-03 Design- Based Research: A research and development methodology for an by educators.
30-03 “Choosing a theoretical model to guide research: Focusing on the community of inquiry model”.
31-03 Painel: “Distance E-learning” - com o Professor Terry Anderson e especialistas portugueses- professores doutores: José Luís Ramos (Uni. Évora); Fernando Albuquerque Costa (Instituto de Educação); António Moreira (Univ. Aveiro); Paulo Dias (Univ. Minho)
01-04 “Open Scholarship: From Open Educational Resources to Open Publications and Open Research”.



Fica o resumo na perspectiva do Pedro Cabral.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Workshop - Transformando Mundos e as TIC-TAC na Educação para a Cidadania Global na ESE de Coimbra


Dia 18 e 19 de Janeiro de 2010 realizou-se a 2ª Conferência CiCe (Children' identity and citizenship in Europe – Erasmus academic network - ESE de Coimbra.

No dia 18 de Janeiro das 11.30 às 13 h, no âmbito da 2ª Conferência CiCe (Children' identity and citizenship in Europe – Erasmus academic network) decorreu o Workshop - Transformando Mundos e as TIC-TAC na Educação para a Cidadania Global dirigido a alunas no 2º ciclo (mestrado) de professores do 1º ciclo e pré-escolar.


No decorrer do workshop as futuras professoras/educadoras participantes organizaram-se em três grupos.
Cada grupo analisou um desafio da história dos pequenos exploradores do recurso didáctico transformando mundos.

Cada grupo tinha de responder às seguintes questões:
1.O tema a desenvolver é explícito?
2. Que competências se conseguem desenvolver/abordar com a actividade?
3. Que atitudes e valores podem ser trabalhados com a actividade?
4. Para o professor aplicar esta actividade em sala de aula seria necessário preparar mais algum instrumento de trabalho, como grelhas, dicas para resolução, entre outros?    

Em baixo podemos consultar as reflexões de cada grupo.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Citações

"Recorrer à Internet significa derrubar as paredes da sala de aula e deixar a comunidade exterior invadir "saudavelmente" aquele espaço até agora perfeitamente delimitado e limitado" 
Teresa Almeida d'Eça - Uma Grande Senhora na área das TIC na Educação.
No entanto esta citação actualizava-a, substituiria "até agora" por "até há algum tempo atrás" ou ...algo do género, felizmente já se encontram muitas e boas práticas nesta área.