sábado, 12 de janeiro de 2013

O que é o Podcast e o Podcasting

O podcast é um tipo de ficheiro de áudio, geralmente em MP3 (ou em outros formatos). Podcasting é a publicação destes conteúdos de áudio na internet. 

Um dos sítios da Web  utilizados, nesta área é o PodOmatic, no qual podemos criar uma página online de distribuição de conteúdos áudio. Embora tenha planos pagos, disponibiliza uma solução gratuita que reponde às necessidades dos projectos educativos, nesta área. 

Neste website, uma espécie de audioblogue, podemos alojar ficheiros de áudio previamente gravados, no computador, telemóvel, ipod ou podemos grava-los directamente no website, só teremos de possuir um microfone.
seguem-se algumas experiências de utilização.

Podcast do poema "Retrato Próprio" Manuel Maria  Du Bocage






Deixo-lhe também um guião como fazer um podcast com o Podomatic






Mas existem outras ferramentas para gravar sons para várias finalidades. Por exemplo no projeto Missão Enigmax utilizei por diversas vezes Soudcloud.

Exemplo de leitura de uma história:



Para embeber um objeto criado no soundcloud no blogger basta utilizar as opções de partilha(share) que o próprio dispõe, mas na plataforma joomla já não é bem assim.  

Chamo a vossa atenção para um detalhe técnico, pois para embeber um som gravado no soundcloud num website feito numa plataforma Joomla tem de se recorrer ao seguinte código.

Temos link do podcast no soundcloud: http://soundcloud.com/fernandaledesma/apresentacao

Como deve ser colocado {soundcloud}
http://soundcloud.com/fernandaledesma/apresentacao{/soundcloud}

Acrescenta-se {soundcloud} antes e depois do endereço e funciona lindamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário