sábado, 11 de maio de 2013

Infografia dos Museus de Setúbal

Os meus alunos do 11º ano do Curso Profissional de Técnicos de Turismo, elaboraram um infográfico na disciplina de TIC, escolhendo uma área relacionada com o seu curso, sobre a qual encontraram  informação disponível no website Portada – na área da cultura - Os Museus do município. 

Para recolher informação acessível e atualizada recorreram às tecnologias, navegando e pesquisando na internet que os pode ligar ao mundo inteiro, através de um clique. Fizeram uma visita aos museus, nos quais recolheram panfletos de divulgação e documentos que gentilmente lhes cederam. Também aplicaram um questionário online, nomeadamente através do facebook, para o qual definiram previamente o público-alvo (habitantes do concelho de Setúbal, estudantes em Setúbal ou indivíduos que trabalham ou desenvolvem a sua atividade profissional no concelho de Setúbal) com o objetivo recolher dados sobre o nível de conhecimento dos inquiridos sobre os museus existentes no concelho.




Resultados do  questionário


Pelos dados recolhidos, com a aplicação dos questionário, verificou-se que apenas 36% dos inquiridos sabe que existem 5 museus em Setúbal. O museu que tem mais visitas é o Convento de Jesus/Museu de Setúbal, seguido do Museu do Trabalho. O Museu Sebastião da Gama é o que menos visitas recebe, talvez por se situar fora da cidade. 

Pelas visitas que fizeram e pelos documentos recolhidos puderam observar que os museus deixaram de ser compreendidos, apenas como casas onde se guardam relíquias de um certo passado, pois todos dinamizam atividades e se vão renovando de forma de forma a atrair o seu público.

Sem comentários:

Enviar um comentário