sábado, 11 de julho de 2020

Porquê aprender a programar?

A aprendizagem de conceitos relacionados com a programação é, hoje em dia, muito importante. Não apenas porque ser programador é uma profissão com boas perspetivas de emprego, mas principalmente porque permite desenvolver diversas competências, tais como:

  • Raciocínio lógico
  • Resolução de problemas
  • Sentido crítico
  • Criatividade

Existem várias linguagens de programação por blocos, que foram desenvolvidas, especialmente, a pensar em miúdos que dão os primeiros passos na programação.

Uma dessas linguagens é o Scratch, sobre o qual estes livros contém várias atividades e projetos. 

Pretende-se que se aprenda a programar e a criar aplicações, como jogos ou histórias interativas, que vão ao encontro dos conteúdos e temas que os alunos aprendem nas aulas de matemática, estudo do meio, português e outros temas, consolidando conceitos e temáticas. É também uma forma de iniciação e de aprendizagem dos conceitos nesta área, para o caso de, mais tarde, quererem aprender linguagens de programação mais avançadas.

Em programação não há soluções únicas, por isso as atividades e projetos podem ser resolvidas como estão no livro, mas também podem tentar resolver de outra forma. Pois, há sempre várias formas de resolver o mesmo projeto ou atividade. É desafia-los…


Disponível aqui                                                                  Disponível aqui