quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Analises ligeiras e por vezes descontextualizadas de documentos

A propósito da publicação da Carta Circular CCPFC 5/2021, relativa à Prorrogação, ate 31 de julho de 2022, do prazo estabelecido na carta circular CCPFC - 1/2020, de março de 2020, "COVID-19 - possibilidade de formação " em "regime presencial" passar para "regime a distância", disponível [aqui]

Podemos ver pelo Facebook várias partilhas, algumas a título informativo, outras a título crítico, pelo regime de exceção referido na mesma. Regime de exceção que SÓ se aplica às formações acreditadas em regime presencial.
Tendo em conta que a modalidade e o regime de formação são escolhidos pelas entidades formadoras quando acreditam os referenciais. Tendo à sua disposição o regime presencial, b-learning e e-learning legislado desde 2014 e regulamentado e implementado desde 2016, disponibilizo o quadro síntese que fiz em 2020, realizado no âmbito da dissertação do 2º mestrado que realizei. Disponível [aqui]
Em meu entender a carta circular é sensata, mas as críticas não. Porque, atendendo às possibilidades previstas na regulamentação, cabe às entidades formadoras escolher a modalidade, sabendo à partida quais os regimes disponíveis para cada uma, e que serão mais adequados para cada projeto formativo.
Não há nenhum impedimento no desenvolvimento de um curso para considerar horas suficientes, para no âmbito das sessões possam ser desenvolvidos projetos e as metodologias.
Ainda bem que vamos evoluindo. É gratificante ver tantos defensores da formação em regime e-learning, sabendo que, até há pouco tempo, vá, mesmo até ao confinamento, não era raro lerem-se observações sobre formação online, no sentido de empobrecer a formação, no que toca ao conteúdo e discussões e o olhar desconfiado para quem a fazia, não de um dia para o outro, mas projetos pensados e planeados.
Em meu entender, com um bom design instrucional dos cursos e bom formadores consegue-se qualidade. No fim de contas concluo que nunca tinham experimentado, mas tinham opinião.
Ressalvas:
Considero importantes haver a possibilidade de implementar os 3 regimes. Há formação que faz sentido presencial (sendo possível e em segurança), outras são possíveis, garantindo a qualidade nos regimes b-learning e e-learning.
Considero, também, que passado 7 anos da publicação do Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores (RJFCP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de Fevereiro, com uma fase pandémica no percurso que nos mostrou outras perspetivas e também as fragilidades seja necessário repensar várias situações e limitações previstas. Mas que seja feito de forma refletida, auscultando os intervenientes no processo e com calma.


quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Webinar| Phishing: O que é e como proteger a sua organização

 
A ENTRAJUDA representa a TechSoup em Portugal, na sua missão de acompanhar as Organizações sem fins lucrativos na sua caminhada para a transformação digital.

No âmbito deste objetivo dinamizou uma mesa redonda, no dia 11 de novemebro, pelas 11 horas, na qual participei, enquanto presidente da direção da ANPRI e António Costa do CNCS – Centro Nacional de Cibersegurança, dedicada ao tema do Phishing e Riscos Inerentes nas organizações sem fins lucrativos.

A ENTRAJUDA é parceira do projeto europeu “Space Shelter”, que junta 4 países - Itália, Espanha, Portugal e Bélgica-, co-desenvolvido pela Google, Euroconsumers e a Deco Proteste.

Se pretende saber mais sobre esta iniciativa visite o website [aqui]

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Participação no webinar da FENPROF: Riscos do Digital para os alunos e a escola

 

A FENPROF organizou um webinar sobre o tema “Riscos do Digital para os alunos e a escola” no dia 27 de outubro, no qual participei, enquanto Presidente da Direção da ANPRI, juntamente com José Eduardo Lemos do Conselho de Escolas e Filipe Moreira Doutorado em Educação e Multimédia.



Participação na iniciativa “Os MOOC na Formação Contínua de Professores: Questões, Desafios e Respostas”


Por convite do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) colaborei na equipa e na organização da iniciativa Os MOOC na Formação Contínua de Professores: Questões, Desafios e Respostas organizado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, que decorreu dia 27 de outubro de 2021, online

Esta iniciativa foi realizada em parceria com a Direção-Geral de Educação, Rede Centros de Formação de Associação de Escolas, FCCN, Instituto da Educação da Universidade do Minho e a ANPRI. 

Durante o dia decorreram várias apresentações sobre a participação de professores em MOOCs e também sobre algumas práticas realizadas em Portugal. Partilhei os dados dos MOOCs realizados pela ANPRI e também os resultados da avaliação dos mesmos pelos professores que os frequentaram, contribuindo para Impacto no desenvolvimento profissional no âmbito dos MOOC, na perceção dos professores.

Flyer completo [download]
Apresentação utilizada na iniciativa: [aqui]


 

sábado, 9 de outubro de 2021

Participação na iniciativa ANSOL - 20 de software livre

 

A ANSOL celebra dia 9 de outubro, pelas 15 horas, 20 anos de software livre. Em representação da ANPRI, participei com a comunicação Contributo de uma Associação Profissional no uso do Software Livrena celebração da Associação Nacional para o Software Livre.



Apresentação utilizada na iniciativa [aqui]

ou aqui

 

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Criar APPS com Kodular.io

 O kodular é uma aplicação que nos permite criar Apps para dispositivos móveis com Kodular.io.

Tutoriais


1 Kodular.io | Registo e acesso


2 Kodular.io | Organização e configuração do interface da APP



3 Kodular.io | Inserir imagem com fundo dos ecrãs ou interface da app


4 Kodular.io | Criar botões nos screens



5 Kodular.io | Programar botões




6 Kodular.io | Inserir mapas e marcadores


7 Kodular.io | Ligar o computador ao kodular companion

sábado, 17 de abril de 2021

Tutoriais para configurar um relatório

Um documento que fazemos, frequentemente, em qualquer profissão são os relatórios. 
Para isso, há uma série de configurações que são comuns, alteram-se, apenas, as opções no que diz respeito às medida das margens, tipo ou tamanho da fonte, mas que o procedimento para a realizar são iguais. 
Para além dos procedimentos se manterem, independentemente, das opções, também são idênticos, em várias aplicações de processamento de texto, por exemplo o word ou googledoc e também no libreoffice.

Alguns destes procedimentos não são utilizados com tanta regularidade e por isso criei os tutoriais que a seguir disponibilizo.

1. Configurar margens de um documento


2 Inserir número nas páginas, configurar o cabeçalho e o rodapé




3. Inserir quebra de paginas e alinhamento do texto num trabalho ou relatório

4. Preparar os títulos para inserir o índice automático

5. Inserir Índice automático num trabalho escolar ou relatório


6. Configurar e inserir a bibliografia de uma forma automática no processamento de texto








 

sábado, 13 de março de 2021

Criar App com aplicações No-code ou Low-Code

Nos últimos anos surgiram várias soluções para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.  Estas plataformas no-code ou low-code possuem interfaces amigáveis e intuitivas.



É necessário analisar para fazer a escolha mais adequada

  • Algumas têm versão trial
  • Algumas têm versão gratuita com limitações
  • Algumas têm versão gratuita com marca de água
  • Algumas têm formato flexível para a web e mobile
  • Algumas funcionam em android e iOS outras não
listo algumas das que andei a testar.

Lista de apps









terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Participação no evento Building the Future

A convite da equipa da Microsoft Educação e em representação da ANPRI participei  no evento Building The Future no dia de janeiro de 2021, num painel constituído por Filinto Lima em representação dos diretores e Jorge Ascensão em representação da CONFAP.

Neste evento sobre transformação digital foi possível assistir a conferencias conferências, debates e workshops sendo muito participado pelos professores.