sábado, 29 de setembro de 2012

Converta os seus documentos para PDF

Graças à Internet tornou-se possível realizar a partilha e a troca de documentos digitais entre pessoas. Com a tecnologia existente é cada vez mais fácil converter os vários tipos de ficheiros, com os quais trabalhamos no dia-a-dia, para o formato PDF (Portable Document Format – documento em formato portátil), criado pela empresa Adobe Systems em 1993.

O PDF tem a vantagem de ser legível em todos os computadores e a formatação do documento aparece sempre igual, não se desconfigurando, quer tenha instalado um sistema operativo Windows, Linux, Solaris ou Mac OS X, a único pré-requisito é ter uma aplicação que leia o PDF, como o Adobe Reader  que é gratuito e pode ser descarregado aqui ou outra aplicação com a mesma finalidade.
O ficheiro é pequeno em tamanho e pode ser protegido, se assim o pretender, evitando a cópia ou a impressão, por isso, a publicação torna-se mais segura. 

No entanto, as aplicações disponíveis na web evoluem e por isso torna-se possível e mais fácil manipular os documentos em PDF.
Hoje, nas minhas pesquisas encontrei o sejda, uma aplicação que permite separar as páginas de documentos: todas, só uma, só as pares ou ímpares... rodar as páginas, proteger um PDF e muitas outras opções.



O sejda transforma o pdf  online, não requer inscrição, nem login.

Já conhecia e já utilizei em diversas situações o PDFTools que permite modificar documentos em formato PDF  traz  um conjunto de funcionalidades que tornam mais simples transformar, cortar, recortar e juntar  os PDFs, no entanto a aplicação tem de ser instalada no computador.


Outros sítios onde pode converter o seu documento word, powerpoint ou outros formatos para PDF.

As últimas versões do office já trazem esta funcionalidade instalada. Caso não esteja incluída, pode descarregar-se online o ficheiro com a versão compatível para o fazer.

Temos também como opção instalar uma aplicação como o PDFCreator que funciona exatamente igual a uma impressão de um documento. Pode consultar um tutorial aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário